História de Atalaia

Postado por Rodrigo | 16:16 | , | 0 comentários »

Entre 1943 e 1950 essas terras pertenciam ao município de Mandaguari. A história registra que no primeiro movimento, com os ideais de colonização do lugar, deu-se em Janeiro de 1950.

Em 1951, por causa da extensa área que compreendia o município de Mandaguari, teve-se o desmembramento e a criação do município de Nova Esperança, que então passou a responder pela jurisdição do pequeno povoado.

Em 14 de Dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 1.524, o núcleo de Atalaia foi elevado à condição de Distrito Administrativo de Nova Esperança, e desenvolvida pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná. A ocupação e o povoamento foram facilitadas devido à fertilidade de seu solo e ao cultivo do café.
Criado através da Lei Estadual n° 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado em 15 de novembro de 1961, foi desmembrado de Nova Esperança.

A partir da década de 70, a cafeicultura foi sendo substituída pela agricultura mecanizada da soja, trigo e milho e pelos cultivos de cana-de-açúcar e algodão.
O termo "Atalaia" origina-se da posição geográfica, da sede municipal, e é definido: De onde se pode avistar ou vigiar o lugar, “local alto, semelhante à de uma sentinela”. Denominação dada pela companhia colonizadora através de seu Departamento Topográfico, dirigido por Wladimir Babkov. Existe cidade homônima no Estado de Alagoas e no Estado do Amazonas.

0 comentários